Variáveis CSS: Como Criar as Propriedades Personalizadas

Sat Aug 15 2020 21:00:00 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)

Durante anos, as variáveis ​​foram um dos recursos do CSS mais comumente solicitados. As variáveis ​​facilitam o gerenciamento de cores, fontes, tamanho e valores de animação e garantem sua consistência em uma base de código.

Ás variáveis ​​se encaixariam nas regras existentes que governam o CSS e a herança. Agora eles estão disponíveis para desenvolvedores na forma de “propriedades personalizadas” CSS. Caso você queira aprender na prática em formato de video, tenho um super bônus onde te ensino a criar um projeto do zero usando React e neste projeto faço uso na prática de criação de variáveis clique aqui para ver.

Neste artigo, discutiremos a sintaxe das propriedades personalizadas do CSS. Veremos:

  • Como definir propriedades e definir valores padrão para essas propriedades;
  • Como as regras de cascata e herança funcionam com propriedades personalizadas
  • Como usar propriedades personalizadas com consultas de mídia

No final, você deve ter uma boa noção de como usar propriedades personalizadas em seus projetos. E se você quiser se aprofunda ainda mais no CSS da uma olhadinha aqui

Nota: O suporte do navegador para variáveis ​​personalizadas é robusto, existindo nas versões mais recentes de todos os principais navegadores. No entanto, o suporte não está disponível em versões de navegador mais antigas, mas lançadas recentemente, que ainda podem ser amplamente utilizadas pelo público do seu site. As versões do Microsoft Edge anteriores a 15 e do Safari anteriores à versão 9.1 carecem totalmente de suporte. O mesmo é válido para qualquer versão do Internet Explorer. O Microsoft Edge 15 tem suporte, mas também tem alguns bugs documentados.

css

700

Definindo Propriedade Personalizadas

Para definir uma propriedade customizada, selecione um nome e prefixe-o com dois hifens. Qualquer caractere alfanumérico pode fazer parte do nome. Os caracteres hífen ( -) e sublinhado ( _) também são permitidos. Uma ampla gama de caracteres Unicode pode fazer parte de um nome de propriedade personalizada, incluindo emojis. Por razões de clareza e legibilidade, use nomes alfanuméricos.

Aqui está um exemplo:

--primarycolor: #0ad0f9ff;/ * Usando a notação de cores #rrggbbaa * /

O --indica ao analisador CSS que esta é uma propriedade customizada. O valor da propriedade substituirá a propriedade sempre que for usado como uma variável.

Os nomes das propriedades personalizadas diferenciam maiúsculas de minúsculas . Em outras palavras, --primaryColore --primarycolor são considerados dois nomes de propriedade distintos. Isso é um desvio do CSS tradicional, no qual o caso de propriedade e valor não importa. No entanto, é consistente com a maneira como o ECMAScript trata as variáveis.

Assim como outras propriedades, como display ou font, as propriedades personalizadas CSS devem ser definidas em um bloco de declaração. Um padrão comum é definir propriedades personalizadas dentro de um conjunto de regras que usa o elemento psuedo :root como um seletor:

:root {
    --primarycolor: #0ad0f9ff;
}

:root é um pseudoelemento que se refere ao elemento raiz do documento. Para documentos HTML, esse é o elemento html. Para documentos SVG, é o elemento svg. Ao usar :root, as propriedades ficam imediatamente disponíveis em todo o documento.

Usando Propriedades Personalizadas no CSS

Para usar um valor de propriedade personalizada como variável, precisamos usar a função var() Por exemplo, se quiséssemos usar nossa --primarycolor como uma propriedade personalizada como cor de fundo, usaríamos o seguinte:

body {
    background-color: var(--primarycolor);
}

O valor da nossa propriedade personalizada se tornará o valor calculado da propriedade. background-color

Até o momento, as propriedades personalizadas só podem ser usadas como variáveis ​​para definir valores para propriedades CSS padrão. Você não pode, por exemplo, armazenar um nome de propriedade como uma variável e então reutilizá-lo. O seguinte CSS não funcionará:

:root {
    --top-border: border-top; /* Can't set a property as custom property's value */
    var(--top-border): 10px solid #bc84d8 /* Can't use a variable as a property */
}

Você também não pode armazenar um par propriedade-valor como uma variável e reutilizá-lo. O exemplo a seguir também é inválido:

:root {
   --text-color: 'color: orange'; /* Invalid property value */
}
body {
  var(--text-color); /* Invalid use of a property */
}

Por último, você também não pode concatenar uma variável como parte de uma string de valor:

:root {
    --base-font-size: 10;
}
body {
    font: var(--base-font-size)px / 1.25 sans-serif; /* Invalid CSS syntax. */
}

As propriedades personalizadas foram projetadas para serem usadas como propriedades que são analisadas de acordo com a especificação CSS. Caso a especificação de extensões CSS seja adotada por fornecedores de navegadores, poderíamos algum dia usar propriedades personalizadas para criar grupos de seletores personalizados ou at-rules personalizados. Por enquanto, no entanto, estamos limitados a usá-los como variáveis ​​para definir valores de propriedade padrão.'

Valor Substituto

A função var() realmente aceita até dois argumentos. O primeiro argumento deve ser um nome de propriedade customizada. O segundo argumento é opcional, mas deve ser um valor de declaração. Este valor de declaração funciona como uma espécie de valor de fallback se o valor da propriedade customizada não tiver sido definido.

Vamos pegar o seguinte CSS:

.btn__call-to-action {
    background: var(--accent-color, salmon);
}

Se --accent-color for definido - digamos que seu valor seja #f30-, a cor de preenchimento de qualquer caminho com um atributo de classe .btn__call-to-action terá um preenchimento vermelho-laranja. Se não estiver definido, o preenchimento será salmão.

Os valores da declaração também podem ser aninhados. Em outras palavras, você pode usar uma variável como valor substituto para a função var:

body {
    background-color: var(--books-bg, var(--arts-bg));
}

No CSS acima, se --books-bg definido, a cor de fundo será configurada com o valor da propriedade --books-bg. Caso contrário, a cor de fundo será, em vez disso, qualquer valor atribuído --arts-bg. Se nenhum deles for definido, a cor de fundo será o valor inicial da propriedade - neste caso transparent.

Algo semelhante acontece quando uma propriedade customizada recebe um valor inválido para a propriedade com a qual é usada. Considere o seguinte CSS:

:root {
    --footer-link-hover: #0cg;
}
a:link {
     color: blue;
}
a:hover {
    color: red;
}
footer a:hover {
    color: var(--footer-link-hover);
}

Neste caso, o valor do --footer-link-hoverimóvel não é uma cor válida. No Microsoft Edge, a cor do estado de foco para links de rodapé será herdada do a:hoverseletor. Na maioria dos outros navegadores, a cor do estado de foco será herdada da cor do texto do bodyelemento.

Propriedades Personalizadas

As propriedades personalizadas também obedecem às regras da cascata. Seus valores podem ser substituídos por regras subsequentes:

:root {
    --text-color: #190736; /* navy */
}
body {
   --text-color: #333;  /* Dark gray */
}
body {
  color: var(--text-color);
}

No exemplo acima, nosso corpo de texto seria cinza escuro. Também podemos redefinir os valores por seletor. Vamos adicionar mais algumas regras a este CSS:

:root {
    --text-color: #190736; /* navy */
}
body {
   --text-color: #333;  /* Dark gray */
}
p {
  --text-color: #f60; /* Orange */
}
body {
  color: var(--text-color);
}
p {
  color: var(--text-color)
}

Nesse caso, qualquer texto envolto a tags <p> será da cor laranja. Mas o texto dentro da <div> ou em outros elementos ainda seria cinza escuro.

Também é possível definir o valor de uma propriedade personalizada usando o atributo style - por exemplo, style="--brand-color: #9a09af"- que pode ser útil em uma arquitetura de front-end baseada em componente.

Recomendados

Estudante TipsCode

Vagas abertas para o melhor curso de programção Fullstack do Brasil. Clique no botão abaixo para conhecer.