Curso ReactJS PRO da TipsCode

O curso ReactJS PRO foi elaborado com o objetivo de criar profissionais capacitados a entrarem no mercado de trabalho, com módulos e aulas curtas e direto ao ponto sem enrolação, tudo bem passo a passo.

O que é ReactJS ?

React JS é uma biblioteca JavaScript para a criação de interfaces de usuário — ou UI (user interface).

Criado em 2011 pelo time do Facebook hoje Meta, o React surgiu com o objetivo de otimizar a atualização e a sincronização de atividades simultâneas no feed de notícias da rede social, entre eles chat, status, listagem de contatos e outros.

A princípio, todas essas atividades, chamadas de estados, tinham uma descrição muito complexa. Com o React, esta descrição torna-se mais simples, bem como também é simplificada a conexão entre HTML, CSS e JavaScript e todos os componentes de uma página.

Por ter demonstrado grande eficiência, nos anos que se seguiram o React foi incorporado à interface de outras redes sociais do grupo, como o Instagram e, em 2013, seu código foi aberto à comunidade, dando início a sua popularização.

Hoje, o React é uma das mais prestigiadas bibliotecas de JavaScript do mercado.

Como funciona o React?

O React é uma biblioteca front-end e tem como um de seus objetivos facilitar a conexão entre diferentes partes de uma página, portanto seu funcionamento acontece através do que chamamos de componentes.

Em outras palavras, podemos imaginar que o React divide uma tela em diversos componentes para, então, trabalhar sobre eles de maneira individual.

Os componentes são utilizados para reaproveitamento de código e padronização de interface.

Isso torna o React uma tecnologia muito flexível para a solução de problemas e para a construção de interfaces reutilizáveis, uma vez que cada um destes componentes pode ser manipulado de maneira distinta.

Curso React Js

No curso da TipsCode além de você aprender todos os detalhes desdo básico ao avançado você tem conhecerá um novo framework que veio para fica e logo caiu na graças dos desenvolvedores e todo o mercado hoje em dia está usando, claro que estamos falado do novo queridinho o NextJS

O que é o NextJS?

Next.js é um framework para React. O que isso quer dizer? O React é uma biblioteca Javascript para construção de interfaces e o Next é considerado um framework pois adiciona várias funcionalidades em cima do React.

Algumas funcionalidades do Next.js: renderização estática e pelo lado do servidor. Possui suporte ao Typescript e um serviço de tratamento de rotas muito interessante, que vamos detalhar mais durante esse texto.

Muitas funcionalidades são mais perceptíveis com a nossa aplicação em produção, pois o Next possui dois pontos principais em seu objetivo: tornar nossa aplicação React mais performática e a questão da indexação do conteúdo da página pelos motores de busca.

Sobre esse ponto da indexação, quando desenvolvemos nossas aplicações da maneira tradicional com React, toda nossa interface e toda chamada à API se faz pelo lado do cliente (browser).

Então, quando algum motor de busca ou crawler tentar indexar uma página feita em React, geralmente não vai esperar que nossa aplicação faça o carregamento do Javascript, chamadas à API e toda a construção da página.

Ou seja, essa busca retorna vazia ou sem as informações mais relevantes para que nossa aplicação consiga ser indexada.

Onde o Next.js se encaixa nesse cenário? Para gerar toda a página para o browser, o Next utiliza um servidor Node.js. Usa-se Node.js nesse cenário apenas por entender Javascript nativamente.

Dessa forma, o Next consegue entregar a página pronta para o Browser, ou seja, todo o HTML, CSS e Javascript. Esse comportamento chama-se Server-Side-Rendering.

FAZER INSCRIÇÃO AGORA

Estudante TipsCode

Vagas abertas para o melhor curso de programção Fullstack do Brasil. Clique no botão abaixo para conhecer.