6 Linguagens e Frameworks para aprender em 2020
A escolha das linguagens ou frameworks de programação para a criação das suas aplicações afeta não apenas a velocidade e o cronograma do desenvolvimento, mas também influencia sua capacidade de escalar no futuro.
Vou compartilhar as 6 principais linguagens de programação que você deve conhecer agora em 2020 essas linguagens e frameworks promete serem relevantes nos próximos dois anos. Se você é uma das pessoas que ainda luta ou se apaixona por escolher qual linguagem de programação aprender seja em front-end ou back-end, este artigo é ideal para você.
1. Java / Kotlin - Spring Framework
Figura 01 - 6 Linguagens e Frameworks
Muitos de vocês podem estar se perguntado por que Java? Java ainda existe ou é popular? A resposta é sim. A escolha de aprender qualquer linguagem de programação não se baseia apenas em métricas de popularidade ou na data em que foi criada. Quer você goste ou não, o Java ainda é a linguagem de programação padrão de grandes empresas e é amplamente usada. A oportunidade de trabalho também é um dos fatores a serem levados em consideração quando escolhemos uma linguagem de programação para aprender.
Kotlin é uma linguagem de programação de uso geral, multiplataforma, estaticamente tipada e com inferência de tipo. O Kotlin foi projetado para interoperar totalmente com Java, e a versão da JVM de sua biblioteca padrão depende da Java Class Library, mas a inferência de tipo permite que sua sintaxe seja mais concisa. Kotlin teve origem na JetBrains, a empresa por trás do IntelliJ IDEA, em 2010, e é open source desde 2012.
O framework Spring é um dos frameworks Java de código aberto mais populares. Ele é voltado para os desenvolvedores e fornece uma estrutura versátil e flexível. O Spring 5.0 em diante oferece suporte dedicado ao Kotlin. As pessoas sempre comparam o Kotlin ao Java. Com o Spring, por que não combinamos os dois? E usa o melhor dos dois mundos!
Produtos mais populares do Framework Spring
- O Spring Boot foi projetado para ser executado o mais rápido possível, com configurações iniciais mínimas;
- O Spring Cloud foi projetado para simplificar a arquitetura distribuída no estilo de microsserviço;
- O Spring Cloud Data Flow é um serviço unificado para a criação de microsserviços de dados composíveis.
Quando você deve considerar o uso:
- Construção de aplicações corporativas.
- Construindo uma arquitetura de microserviço com conexão em nuvem;
- Uma grande equipe e com um enorme controle de código;
- Procurando uma estrutura que seja facilmente escalável e resiliente
2. Python - Django Framework
Figura 02 - 6 Linguagens e Frameworks
O framework Django é considerada um dos melhores frameworks Python quando se trata-se de construção de aplicações Web, é gratuito e de código aberto. O Django oferece estabilidade, pacotes, uma documentação super completa e possui um bom suporte da comunidade.
O Django é amplamente utilizado na criação de CRM, CMS, mecanismos de reservas e todos os tipos de aplicações web. Ele suporta o rápido desenvolvimento de APIs de back-end com codificação mínima.
Entre outras coisas, o Django é ótimo para soluções de análise de dados, cálculos complicados e aprendizado de máquina. É uma das principais opções para desenvolvedores atualmente.
Quando você deve considerar o uso:
- Construir aplicações web de larga escala;
- Aplicações orientados à API;
- Não se importe com arquitetura monolítica;
- Soluções de análise de dados e Machine Learning
3. Nodejs - Express
Figura 03 - 6 Linguagens e Frameworks
O JavaScript é provavelmente uma das linguagens de programação mais poderosas e de mais rápido crescimento nos últimos anos. A uns 8 anos atrás, o JavaScript costumava criar apenas páginas para a Web, mas agora, se você conhece bem o JavaScript, pode desenvolver aplicações Web, back-end com integrações de banco de dados, aplicações para desktop e até aplicativos móveis.
Atualmente, o JavaScript é usado em quase todos os lugares. Como o JavaScript tem uma adoção tão alta e nenhuma concorrência, não podemos prever que ele vá a lugar algum, tão cedo.
Express é conhecido por um framework minimalista, rápido e dispensas apresentações. Ele é construído em JavaScript e possui uma curva de aprendizado relativamente pequena. Atualmente, a maioria dos desenvolvedores escolhe o Express devido à sua flexibilidade , simplicidade e extensibilidade . Sem mencionar, o Express faz parte da pilha MEAN (Software Bundle), uma coleção de tecnologias baseadas em JavaScript de pilha completa para desenvolver aplicações Web.
Quando você deve considerar o uso:
Deseja de uma vez por toda aprender a Stack JS (JavaScript + Node + React?)
Clique neste vídeo incrível do Leonardo, ele desenvolveu um método que se você seguir tudo 100% você se tornará um profissional Full Stack em 8 SEMANAS..
- Construir aplicações web em pequena escala, por exemplo portais, painéis, etc;
- Construir aplicações desktop;
- Criar produto minimamente viável, famoso (MVP);
- Possuir uma curta curva de aprendizagem;
- Quando tiver uma equipe pequena e um cronograma curto;
- Minimizar as despesas com a equipe de back-end.
4. Angular - O Framework Web
Figura 04 -6 Linguagens e Frameworks
Venho acompanhando o Angular há alguns anos. AngularJS costumava ser um dos melhores frameworks da época. Angular é um framework para criação de páginas web de código aberto baseado em TypeScript criado pelo Google. Angular é uma reescrita completa do AngularJS pela mesma equipe angular do Google. É poderoso, moderno e tem muito bom apoio da comunidade.
O Angular é suportado em várias plataformas Web, dispositivos móveis e computadores. Uma das principais razões para aprender Angular é porque seu ecossistema é grande e próspero. A Equipe Angular enviou uma quantidade incrível de ferramentas e bibliotecas para a comunidade.
A nova versão do Angular (Versão 9) será a próxima grande novidade do framework JavaScript. Ele vem com um tamanho menor de pacotes, construção mais rápida, melhores ferramentas de depuração e muito mais.
Quando você deve considerar o uso:
- Construção de aplicações em larga escala;
- Procurando um ecossistema grande e bom para todas as ferramentas e bibliotecas da comunidade;
- Não se importa com a grande curva de aprendizado;
- Tem o suporte do Google.
5. Vue.js - O Framework progressivo JavaScript
Figura 05 - 6 Linguagens e Frameworks
O Vue é um framework JavaScript muito popular que cresceu de forma absurda nos últimos anos. O Vue foi criado por Evan You quando ele trabalhava no Google no projeto AngularJS naquela época.
Por que o Vue é popular? O Vue é um framework JavaScript progressivo para a construção de interfaces. Ele foi desenvolvido desde o início para ser adotado de forma incremental. Uma das principais vantagens do Vue, é que ele tem o melhor dos frameworks (Angular e React).
Pessoalmente, gosto muito do Vue, devido à sua simplicidade, flexibilidade e, o mais importante, é escrito exclusivamente em JavaScript . No entanto, o Vue ainda é novo, a comunidade ainda é pequena e a maioria dos desenvolvedores não fala inglês. Breve vamos ter vários tutoriais sobre o Vue, aqui no site como em nosso canal do Youtube.
Quando você deve considerar o uso:
- Construir aplicações web de média escala;
- Procurando desenvolvimento rápido e cronograma mais curto (puramente em Javascript);
- Curva de aprendizado médio;
- Cuidado você pode ler chinês (hehe Brincadeira);
- Gosta muito do JavaScript.
6. Framework Ionic
Figura 06 - 6 Linguagens e Frameworks
Iniciei meus estudos com o Ionic quando ele utilizava o AngularJS e Apache Cordova. Ionic É um SDK de código aberto para desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos. Os desenvolvedores podem criar seus aplicativos móveis usando frameworks JavaScript. O Ionic inclui componentes móveis, tipografia, temas móveis e paradigmas interativos para criar aplicativos móveis.
Na versão mais recente do Ionic, ele permite ao usuário escolher qualquer framework/biblioteca para a criação da interface do usuário, como Angular, React ou Vue.js. O Ionic está promovendo uma base de código para qualquer plataforma (iOS / Android / Electron / PWA). O Ionic também fornece as ferramentas para atualização ao vivo e CI / CD usando o Ionic Appflow para alcançar o ciclo de vida do DevOps.
Quando você deve considerar o uso:
Deseja de uma vez por toda aprender a Stack JS (JavaScript + Node + React?)
Clique neste vídeo incrível do Leonardo, ele desenvolveu um método que se você seguir tudo 100% você se tornará um profissional Full Stack em 8 SEMANAS..
- Você deseja criar aplicativos móveis de pequenos / médios;
- Desenvolvimento rápido e curva de aprendizado médio.
- Você não quer aprender programação nativa;
- Economize tempo e custo para criar aplicativos móveis para Android e iOS;
- Você gosta de usar framework JavaScript para cria aplicativos móveis.
6 Linguagens e Frameworks Conclusões
Em resumo, não há certo ou errado para aprender qualquer linguagem de programação. Existem várias outras boas linguagens de programação para aprender, como Swift para iOS, Dart do Google, R para Data Science, Flask para Python, etc. A seleção das melhores linguagens de programação para casos de uso corretos é bastante importante a longo prazo. A lista principal aqui é selecionada com base na popularidade, curvas de aprendizado, recursos e minha humilde opinião.
Espero que tenha gostado do artigo, compartilhe com seus amigos e nos grupos que vocês participam para que esse conteúdo chegue ao maior número de programadores possíveis, deixa aí um comentário qual linguagem eu esqueci de colocar nessa lista.
Veja em nosso canal do Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=jchP7_p95zE&t=2s
Veja também Arquitetura Limpa