10 Habilidades para conseguir seu primeiro emprego como programador

Como conseguir seu primeiro emprego como programador, essa pergunta é muito recorrente em nosso meio, e por esse motivo trouxe esse artigo com 10 habilidade e ideias de projetos para acelerar sua contratação. A quantidade de coisas que se espera que você saiba pode ser muito intimidante a primeiro momento: HTML, CSS, JavaScript, controle de versão, ferramentas de construção, frameworks, Linux/Terminal. A lista continua …

Mas não tenha medo! Neste artigo, vou lhe da algumas orientações, descrevendo dez habilidades que o ajudarão a conseguir seu primeiro emprego como programador. Para cada habilidade, vou sugerir também 10 ideias de projeto práticos para você começar e criar seu portfólio.

Então chega de conversa e vem comigo.

01 Conheça bem sua ferramenta de trabalho

Para você fica por dentro de como consegui o primeiro emprego como programador você vai passar muito tempo no editor de sua escolha. É por isso que você deve se esforçar para aprender o que ele pode fazer e como configurá-lo corretamente. O assunto de qual editor usar pode rapidamente se tornar controverso, mas se você está apenas começando, eu o encorajo a usar o VSCode.

O VSCode vem com muitos recursos interessantes, como abreviações de Emmet, intellisense, vários atalhos de teclado e integração com Git . Existem também centenas (senão milhares) de extensões que você pode instalar para personalizar seu fluxo de trabalho.

Ideia de Projeto (Não é bem um projetinho, mas sim uma tarefa de casa)

Instale o VS Code em sua máquina e comprometa-se a usá-lo. Passe algum tempo pesquisando extensões populares para o idioma de sua escolha e instale pelo menos três delas. Você também deve instalar o Prettier e configurá-lo para formatar seu código ao salvar, bem como ESLint , que exibirá erros de linting de JavaScript no console do VS Code. Para ganhar pontos bônus, você pode imprimir a folha de referência de atalhos de teclado para sua plataforma e tentar memorizar dois ou três atalhos por semana.

Ebook HTML

Ebook HTML

02 Crie um formulário de contato

Se você estiver construindo uma aplicação web, é apenas uma questão de tempo até encontrar os formulários HTML. Eles são uma grande parte da experiência na web e podem ser complicados. Por exemplo, você precisa torná-los acessíveis e garantir que sejam bem renderizados em diferentes navegadores e telas menores. Também pode ser um desafio estilizá-los de forma consistente sem quebrar sua usabilidade.

Os formulários são uma parte crítica da jornada de um visitante em seu site. Mesmo que seu visitante seja vendido pelo que você tem a oferecer, um formulário quebrado ou mesmo mal planejado pode ser o suficiente para ele abandonar sua aplicação. Isso significa que você perde a conversão.

Ideia de Projeto

Crie e estilize um formulário de contato. Concentre-se no alinhamento dos campos do formulário, um CTA proeminente , e certifique-se de que o formulário seja bem visualizado em navegadores e dispositivos. Tente incluir vários controles de formulário, como elementos e caixas de seleção, enquanto mantém o layout simples e elegante. Você também pode fazer upload de seu formulário finalizado para CodePen, uma comunidade online para testar e apresentar trechos de código HTML, CSS e JavaScript criados pelo usuário. Ao se candidatar a um emprego, uma conta CodePen bem selecionada pode servir como um mini portfólio.

Aqui no TipsCode tem um artigo onde ensino a criar formulário com HTML

03 Familiarize-se com validação no frontend (Lado Client)

Você não irá longe como um desenvolvedor web sem saber JavaScript: é uma das linguagens de programação mais populares do mundo e, francamente, uma habilidade imprescindível.

No frontend, é usado para uma ampla variedade de tarefas, como criar elementos interativos para páginas web (controles deslizantes, mapas, gráficos, menus, widgets de bate-papo, etc.) e melhorar a experiência do usuário em geral. Um recurso bastante interessante da linguagem é que ela pode manipular o DOM, para oferecer aos usuários feedback instantâneo sobre uma ação sem a necessidade de recarregar a página. Isso torna as páginas da Web mais rápidas e responsivas.

Ideia de Projeto

Neste projeto, você deve pegar o formulário de contato criado na etapa dois e aumentá-lo com a validação do lado do cliente.

Usar os tipos de entrada corretos o ajudará muito, mas também tentará adicionar alguma validação personalizada. Você deve exibir mensagens de erro de forma intuitiva e evitar o uso de caixas de alerta. E se tudo isso parece muito fácil, por que não adicionar um campo que faz uma pergunta para garantir que o usuário não seja um bot.

Sem dúvidas você com um projeto desse tipo vai lhe colocar na frente de muito e com certeza ficará mais próximo de conseguir seu primeiro emprego como programador

04 Faça um conversor de moedas usando a API Fixer

No passado, o JavaScript tinha a reputação de ser uma linguagem de criança - boa para apenas para criar menus e animações. E embora essa possa ter sido uma verdade no início dos anos 2000, atualmente a realidade é completamente diferente.

Hoje em dia, aplicações inteiras são escritas em JavaScript. Novas ferramentas e frameworks são introduzidos e desenvolvidos em um ritmo rápido, e a linguagem em si sofreu grandes mudanças desde a chegada do ES2015 (também conhecido como ES6). É importante que você fique a par dessas mudanças e tenha uma boa ideia do que o JavaScript é capaz e onde ele se encaixa na imagem de desenvolvimento da web como um todo.

Ideia de Projeto

Faça um aplicação que permite aos usuários converter uma moeda em outra. Os usuários devem inserir um valor, selecionar a moeda real, selecionar a moeda desejada e, em seguida, a aplicação deve buscar a taxa de câmbio na API Fixer. A interface do usuário deve ser atualizada dinamicamente, sem qualquer tipo de atualização de página.

Use recursos modernos de JavaScript onde puder. Conclua o projeto usando o vanilla JavaScript ou uma biblioteca como o React para lidar com as atualizações da IU.

05 Crie seu próprio site com seu Portfólio

Em sua carreira como desenvolvedor Web, você provavelmente trabalhará com um designer no mesmo projeto. E embora design e desenvolvimento possam ser considerados disciplinas distintas, ter um domínio firme do processo de design facilitará esse relacionamento e o colocará em uma boa posição com seus colegas.

Ou talvez você queira trabalhar sozinho como freelancer, levando projetos do design à implantação. Nesse caso, um site de aparência genérica não funcionará. Você precisará oferecer ao cliente um design atraente, mas também altamente funcional, que o ajude a atingir seus objetivos de negócios.

Ideia de Projeto

Crie seu próprio site de portfólio - seu lugar na Internet para se apresentar e mostrar suas habilidades. Passe algum tempo pesquisando o que torna um bom design de portfólio e, em seguida, faça a maquete de seu próprio design com lápis e papel ou usando uma ferramenta de wireframe de sua escolha.

Em termos de design, preste atenção ao layout, às cores que você usará e à tipografia. Em relação ao conteúdo, considere quais páginas você precisa (dica: você pode incluir um formulário de contato) e como apresentar você e seu trabalho. Existem muitos sites na Internet que fornecem dicas sobre o que incluir.

Dica pessoal: Eu acredito que seja valido usa o wordpress para a criação do site por exemplo e os seus projetos esse sim usando seu conhecimento de programação.

06 Crie seu próprio site com seu Portfólio

JavaScript não é a única tecnologia que está evoluindo rapidamente; há muitas mudanças no mundo do CSS também. Avanços na linguagem significam que agora podemos facilmente fazer layouts complicados, declarar variáveis ​​em nosso código CSS, criar animações, aplicar CSS condicionalmente (usando @supports ) e muito mais - coisas que, no passado, teríamos recorrido a hacks ( ou JavaScript) para alcançar.

Se você está escrevendo CSS em 2020, deve estar ciente de todas essas técnicas modernas e quando usá-las - especialmente Flexbox e CSS Grid para criar layouts. Você também deve ter uma noção das ferramentas CSS modernas (como Houdini ), pré-processadores e os frameworks abundantes que temos à nossa disposição.

Ideia de Projeto

No projeto anterior, você desenhou o site do seu portfólio. Agora é hora de sujar as mãos e codificá-lo. Use CSS moderno para fazer o layout do site e reserve um tempo para pesquisar algumas das unidades de medida introduzidas mais recentemente, como vwe vh. Eles serão muito úteis se, por exemplo, você quiser incluir uma imagem inicial em tela cheia.

Além disso, inclua o formulário de contato que você criou anteriormente e use CSS para adicionar algumas animações mínimas. Por exemplo, você pode animar o botão Enviar quando o usuário passa o mouse ou clica nele.

conseguir seu primeiro emprego como programador

conseguir seu primeiro emprego como programador

07 Velocidade na web é um fato muito importante! Audite seus projetos com Lighthouse

Hoje em dia, não há desculpa para um site lento. As pessoas estão impacientes. Ninguém quer esperar 15 segundos para que suas imagens de alta definição carreguem. Seus usuários querem apenas ir direto ao seu conteúdo. Essa habilidade será um grande diferencial para você conseguir seu primeiro emprego como programador

E mesmo que as coisas pareçam bem para você, não se esqueça de como vive a outra metade. Nem todo mundo possui um MacBook Pro de última geração com conexão Ethernet de 100 Gbit. Muitos de seus visitantes navegarão em seu site em um smartphone, possivelmente em uma rede 3G instável. É seu trabalho como desenvolvedor da web fornecer a todos os seus visitantes a melhor experiência possível que a tecnologia deles permitirá.

Ideia de Projeto

O Google Chrome vem com uma ferramenta fantástica chamada Lighthouse , que executa auditorias em uma página para desempenho, acessibilidade, práticas recomendadas e SEO. Ele oferecerá uma variedade de dicas sobre como resolver quaisquer problemas que encontrar.

Você deve executar essa ferramenta em seu site de portfólio recém-criado e fazer o melhor para garantir que cada categoria esteja no verde. O Lighthouse permitirá que você gere relatórios para as versões para celular e desktop do seu site. Você deve verificar ambos.

Se você não criou um site de portfólio, execute-o em um site diferente de sua propriedade.

08 Conheça o seu Terminal

Essa habilidade vai te ajuda muito a conseguir seu primeiro emprego como programador a linha de comando está se tornando uma parte cada vez mais importante do nosso fluxo de trabalho. Nós o usamos para instalar pacotes do npm, para testar endpoints de API, para enviar commits para o GitHub e muito mais. Se você puder demonstrar familiaridade com a linha de comando a um possível empregador, isso sem dúvida aumentará suas chances.

Outra vantagem de poder usar o terminal é que ele abre a porta para scripts. Isso permitirá que você automatize várias tarefas rotineiras (como manipulação de arquivos ou implantação de um site), o que, a longo prazo, pode ser uma grande economia de tempo.

Ideia de Projeto

Instale e familiarize-se com o shell Bash . Isso virá como padrão no macOS e em muitas distros Linux. No Windows, você precisará habilitar algo chamado subsistema Windows para Linux, sobre o qual você pode ler aqui .

Comprometa-se a usar o Bash por uma semana inteira e use-o para realizar todas as tarefas que puder. Isso pode incluir navegar em seu sistema de arquivos, trabalhar com arquivos, editar arquivos, ler logs, iniciar serviços ou instalar programas. Você também deve investigar aliases, que são atalhos para comandos comumente usados.

09 Use em seu projetos controle de versão

Agora que temos algum conhecimento sobre o terminal, é hora de dar uma olhada no Git - software de controle de versão usado para rastrear alterações no código-fonte durante o desenvolvimento essa é uma dica ouro de como conseguir seu primeiro emprego como programador Graças ao seu recurso de ramificação, o Git torna mais fácil para várias pessoas colaborarem em um projeto. Isso também torna mais difícil reverter seu código para um estado anterior se perceber que introduziu um bug inadvertidamente.

Praticamente qualquer posição para a qual você se inscreva espera que você conheça o controle de versão. Agora é um bom momento para adquirir esse conhecimento.

Ideia de Projeto

Instale o Git em sua máquina e familiarize-se com seus comandos básicos. Coloque a aplicação conversor de moeda que você criou no projeto quatro sob controle de versão, em seguida, crie uma conta GitHub e carregue-a para o mundo ver (da linha de comando, é claro).

Para aqueles que não estão familiarizados com o GitHub, é uma plataforma baseada na web onde os desenvolvedores podem armazenar seus projetos e interagir com outros desenvolvedores com ideias semelhantes. Quando você se candidatar a empregos, será vantajoso ter uma conta no GitHub para a qual você possa apontar empregadores em potencial.

10 Crie um sistema usando o NodeJS

Como já mencionei, o JavaScript está em toda parte. Ele poderes a maioria, se não todos, aplicações front-end, mas também pode ser executado no servidor sob o disfarce de Node.js . Ter pelo menos algum conhecimento de como escrever JavaScript no servidor (incluindo o modelo de execução do Node) é uma habilidade desejável ao entrar no mercado de trabalho de hoje.

Lá no canal do TipsCode tem um vídeo completo de como você pode criar esse sistema com Nodejs

Ideia de Projeto

Escreva um sistema que possua as quatro operações básicas; são elas leitura, gravação, listagem e deleta algo do sistema, acima está o link do vídeo tutorial completo onde ensino passo a passo.

Conclusão

Então, aí está - dez habilidades que o ajudarão a conseguir seu primeiro emprego como programador. Embora não seja exaustivo, espero que este post ajude você a se orientar no mundo em constante mudança do desenvolvimento da web e lhe dê alguma ideia do que aprender a seguir.

E não se esqueça, ler tutoriais é ótimo, mas não há substituição para realmente construir coisas. Seu próximo empregador ficará mais impressionado com uma conta GitHub ativa do que com uma lista do que você leu.

Recomendação

Estudante TipsCode

Vagas abertas para o melhor curso de programção Fullstack do Brasil. Clique no botão abaixo para conhecer.